Computação Gráfica

Profa. Mercedes R. Gonzales Márquez

3º Ano - Curso de Ciência da Computação/ UEMS

[Objetivo][AVISOS] [Plano de Ensino] [Calendário de atividades] [Critério de Avaliação [Fontes Eletrônicas de Consulta


Objetivos 

Estudo dos principais conceitos e métodos necessários à implementação de programas de computador para sintetizar imagens de modelos geométricos tridimensionais.



Avisos


Calendário de Atividades

Aula

Data

 

Material

Exercício

1

22/02

Apresentação da disciplina.

Experimentos e Programas Fonte 

 

2

01/03

Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Projeção Ortográfica
Primitivas Geométricas

CG-OpenGL1.pdf

3

08/03

Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Projeção Perspectiva
Buffer de Profundidade

ListaObjetosCurvosOpenGL.pdf

4
15/03 Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Aproximando Objetos Unidimensionais
5
22/03 Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Aproximando Objetos Bidimensionais
629/03Exercícios Fixação do Primeiro Capítulo

ListaPrimeiroCapitulo.pdf

705/04Comandos Adicionais OpenGL
Listas, Fontes, Eventos do Mouse.
Exercícios de Fixação.
CG-OpenGL2.pdf

PontoNaTela.cpp

812/04Comandos Adicionais OpenGL
Menus, Pontilhados de Linha, Eventos de Teclas Não Ascii.
Exercícios de Fixação.

CirculoInterativoC.cpp

ProvaPT1

ProvaPP1

ExInterage3Dim.cpp

ExDuasCenasUmaJanela.cpp

926/04PT1 e entrega da PP1
1003/05Prova PO1
1110/05Transformações Geométricas:
Escala, Translação e Rotação.
Experimentos.
CG-transformacoes.pdf
1217/05Transformações Geométricas: Compondo Transformações e Posicionando Múltiplos Objetos.

ListaL21.pdf

1324/05Modelando Pilha de Matrizes e Isolando Transformações.
Controle de Animação. Exemplos.
CG-animacao.pdf
1431/05Controle de Animação. Exemplos. 

ListaL22.pdf

1507/06Projetos de Animação.
1614/06Transformação de Visualização. Exemplos.
1728/06Detecção de Colisão em Animação

ProvaPP2

1805/07Prova PT2

1902/08Prova PO2
2009/08Modelagem GeométricaCG-modelagem.pdf

superficies.cpp

2116/08Modelagem Geométrica
Seleção e Picking
CG-Picking.pdf

torus.c   

SWPRJ.exe

ListaL31.pdf

2223/08Picking e Projeção Inversa

PickLine.c

PickDepth.c

unproject.c

unproject2.c 

2330/08Picking e Projeção Inversa
Drag.c

2406/09Prova PT3

ProvaPT3

ProvaPP3

2513/09Esclarecimento de dúvidas sobre a PP3
2620/09Prova PO3
2727/09Recorte 2DCG-Recorte.pdfCohenSutherland.cpp
cyrus-beck.cpp
PolygonClip.cpp
SutherlandHodgman.cpp
2804/10Recorte 2D 

2918/10AmostragemCG-amostragem.pdfbresenham.c
3025/10IluminaçãoCG-iluminacao.pdf

light.c  movelight.c 

material.c  lightlab.c

plane.c  colormat.c 

3101/11Iluminação

sccolorlight.c  scene.c

sceneflat.c  teaambient.c 

teapots.c

ListaL41.pdf

3208/11Prova  PT4

ProvaPT4

3322/11Prova PO4

ProvaPP4

3429/11Optativa

ProvaOPT


Critérios de Avaliação

I) AVALIAÇÕES POR UNIDADE Ui onde i=1,2,3,4.

 A nota por unidade NUi será a soma de PPi e POi, onde: 

I) AVALIAÇÕES POR UNIDADE Ui onde i=1,2,3,4.
A nota por unidade NUi será a soma de PTi, PPi e POi, onde:
1. AVALIAÇÃO PTi sobre o conteúdo teórico da unidade correspondente Ui e terá valor de zero a quatro.
2. AVALIAÇÃO PPi sobre ao desenvolvimento da fase do projeto de programação correspondente à unidade Ui e terá valor de zero a três. Cabe mencionar que um bom desempenho no PPi só será garantido se o aluno resolver cada uma das listas de exercícios e experimentos LEij que serão liberadas durante o desenvolvimento das aulas de cada unidade Ui.
3. AVALIAÇÃO POi, que será uma avaliação oral sobre os programas desenvolvidos, cuja corretude foi avaliada na PPi. Esta avaliação terá valor de zero a três.
Média final, MA = ( NU1 + NU2 + NU3 + NU4 ) /4.

II) Avaliação Optativa OPT que será aplicada após a geração da média final e englobará todo o conteúdo ministrado e irá substituir a menor nota NUi, se esta for inferior a OPT. Após a substituição, um novo MA será calculado. Esta avaliação consistirá em um projeto de programação desenvolvido e terá valor entre zero e dez. 

III) Exame EX que será aplicado aos alunos com MA>=3.0 e MA<6. 

As datas prováveis para as avaliações serão: 

PT1 e PP1: 26/04
PO1: 03/05

PT2 e PP2: 28/06
PO2: 5/7

PT3 e PP3: 06/09
PO3:13/09

PT4 e PP4: 8/11
PO4: 22/11
OPTATIVA: 29/11
EXAME: 6/12

Cabe mencionar que as datas das avaliações podem ser modificadas, desde que avisado aos alunos com antecedência de 7 dias a nova data de execução da avaliação.


Fontes Eletrônicas de Consulta

 Estas fontes não são parte do material oficial do curso, mas podem ser consultadas por quem quiser se aprofundar.
  1. Versão eletrônica 1.1 de OpenGL® Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 2
  2. Códigos em OpenGL do livro de Sumanta Guha (Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments) 
  3. Síntese de Imagens: Uma Introdução ao Mundo de Desenho e Pintura dos Sistemas Digitais, 
    Notas de Aula de Wu, Shin – Ting
  4. Material Auxiliar Modelagem Geométrica
  5. Exemplos de programação com OpenGL: Redbook ed. 1, outros exemplos.
  6. Redbook (versão eletrônica)
  7. Tutoriais para melhor entendimento dos comandos do OpenGL (https://user.xmission.com/~nate/tutors.html)