Computação Gráfica

Profa. Mercedes R. Gonzales Márquez

3º Ano - Curso de Ciência da Computação/ UEMS

[Objetivo][AVISOS] [Plano de Ensino] [Calendário de atividades] [Critério de Avaliação [Fontes Eletrônicas de Consulta


Objetivos 

Avisos


Calendário de Atividades

Aula

Data


 

Material

Exercício

1

26/02
Apresentação da disciplina,

Introdução à Computação Gráfica. 

CG-introducao.pdf

Experimentos e Programas Fonte 

 

2 29/02
Introdução à Computação Gráfica.

3 04/03
Introdução à Computação Gráfica. com OpenGL. Interação de Sistemas de Informação Gráfica. Programação orientada a eventos. OpenGL/GLU/GLUT. Funções Callback.  CG-OpenGL1.pdf
4 07/03
Introdução à Computação Gráfica com OpenGL. Projeção Ortográfica, Volume de Visualização.

5 11/03
Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.   Recorte, Cor. Primitivas Geométricas.

6 14/03
Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.  Projeção Perspectiva. 

CG-OpenGL2.pdf


718/03
Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.  Buffer de Profundidade.  Aproximando Objetos Unidimensionais

821/03
Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.  Aproximando Objetos Unidimensionais. Resolução da Lista11.

Lista11

925/03
Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.  Resolução da Lista11.

1001/04
Comandos Adicionais OpenGL
Listas, Fontes, Eventos do Mouse.
Menus, Pontilhados de Linha, Eventos de Teclas Não Ascii.
Exercícios de Fixação.


1104/04
Comandos Adicionais OpenGL
Listas, Fontes, Eventos do Mouse.
Menus, Pontilhados de Linha, Eventos de Teclas Não Ascii.
Exercícios de Fixação.


1208/04
Comandos Adicionais OpenGL
 Viewports e Janelas múltiplas
Exercícios de Fixação.


1311/04
Programa Editor Gráfico Básico Canvas.cpp (Sumanta Guha)

1415/04
Transformações Geométricas
CG-transformacoes.pdf

robot.c

planet.c

1518/04
Transformações Geométricas

Lista21

1622/04
Transformações Geométricas

1725/04
Transformações Geométricas/Introdução à Modelagem Geométrica

1829/04
Prova PT1

1902/05
Prova PP1

2006/05
Modelagem Geométrica 2DCG-modelagem.pdf

superficies.cpp


2109/05
Modelagem Geométrica 2D 

2213/05
Modelagem Geométrica 2D 

2316/05
Modelagem Geométrica 3D 
SuperfíciesRevolução.pdf

torus.c

2420/05
Modelagem Geométrica 3D 



2523/05
Modelagem Geométrica 3D 

ListaL21.pdf

2627/05
AnimaçãoCG-animacao.pdf


2703/06
Animação

ProgramaBolaRolando

ListaL22.pdf

2806/06
Animação

2910/06
Animação

3013/06
Animação

3117/06
Animação

ProvaPP2 (indispensável ler tudo)

3220/06
Animação

3324/06
Seleção e PickingCG-Picking.pdf

PickLine.c

PickDepth.c

unproject.c

unproject2.c 

gluProject2.c 

3427/06
Picking e Projeção Inversa
Drag.c

ListaL31.pdf

3501/07
Recorte 2DCG-Recorte.pdf

CohenSutherland.cpp
cyrus-beck.cpp
PolygonClip.cpp
SutherlandHodgman.cpp

3603/07
Recorte 2D

3704/07
Prova PT2

3805/07
Prova PP2

3929/07
Recorte 2D

4001/08
Recorte 2D

ListaL32.pdf

4105/08
Recorte 2D

4208/08
Recorte 2D

4312/08
AmostragemCG-amostragem.pdfbresenham.c
4415/08
Amostragem

ListaL33.pdf

4519/08
Amostragem

4626/08
Amostragem
Visibilidade
CG-visibilidade.pdfvisibilidade.c   planes.c hidplanes.c
 triangles.c 
4729/08
Visibilidade

ListaL34.pdf

4829/08
Prova PP3

ProvaPP3

4902/09
Cor/IluminaçãoCG-cor.pdf
5005/09
IluminaçãoCG-iluminacao.pdf

light.c  movelight.c 

material.c  lightlab.c

plane.c  colormat.c

sccolorlight.c  scene.c

sceneflat.c  teaambient.c 

teapots.c

5109/09Iluminação
5212/09PT3
5323/09

PP3


5426/09Defnição dos Projetos da PP4
5530/09Semana Acadêmica
5607/10Recesso
5714/10TexturaCG-textura.pdf
5817/10Textura
5921/10Textura
6024/10Textura
6128/10Textura
6231/10
6511/11PT4
6618/11PP4

ProvaPP4

6721/11Optativa
6828/11Exame


Critérios de Avaliação

I) AVALIAÇÕES POR UNIDADE Ui onde i=1,2,3,4.
A nota por unidade NUi será a soma de PTi, PPi e POi, onde:
1. AVALIAÇÃO PTi sobre o conteúdo teórico da unidade correspondente Ui e terá valor de zero a três.
Este conteúdo teórico será avaliado através de uma prova de conteúdo teórico ou da solicitação da
construção de um programa.
2. AVALIAÇÃO PPi sobre ao desenvolvimento da fase do projeto de programação correspondente à
unidade Ui e terá valor de zero a três. Cabe mencionar que um bom desempenho no PPi só será garantido
se o aluno resolver cada uma das listas de exercícios e experimentos LEij que serão liberadas durante o
desenvolvimento das aulas de cada unidade Ui.
3. AVALIAÇÃO POi, que será uma avaliação oral sobre os programas desenvolvidos, cuja corretude foi
avaliada na PPi. Esta avaliação terá valor de zero a quatro.
Média final, MA = ( NU1 + NU2 + NU3 + NU4 ) /4.
II) Avaliação Optativa OPT que será aplicada após a geração da média final e englobará todo o conteúdo
ministrado e irá substituir a menor nota NUi, se esta for inferior a OPT.
Após a substituição, um novo MA será calculado. Esta avaliação consistirá em um projeto de programação
desenvolvido e terá valor entre zero e dez.
III) Exame EX que será aplicado aos alunos com MA>=3.0 e As datas prováveis para as avaliações serão:
PT1 e PP1: 27/04 e 28/04
PO1: 04/05 e 05/05
PT2 e PP2: 29/06 e 30/06
PO2: 06/07 e 07/07
PT3 e PP3: 14/09 e 15/09
PO3:21/09 e 22/09
PT4 e PP4: 16/11 e 17/11
PO4: 23/11 e 24/11
OPTATIVA: 30/11
EXAME: 07/12
Cabe mencionar que as datas das avaliações podem ser modificadas, desde que avisado aos alunos com
antecedência de 7 dias a nova data de execução da avaliação.

Fontes Eletrônicas de Consulta

 Estas fontes não são parte do material oficial do curso, mas podem ser consultadas por quem quiser se aprofundar.
  1. Versão eletrônica 1.1 de OpenGL® Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 2
  2. Códigos em OpenGL do livro de Sumanta Guha (Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments) 
  3. Síntese de Imagens: Uma Introdução ao Mundo de Desenho e Pintura dos Sistemas Digitais, 
    Notas de Aula de Wu, Shin – Ting
  4. Material Auxiliar Modelagem Geométrica
  5. Exemplos de programação com OpenGL: Redbook ed. 1, outros exemplos.
  6. Redbook (versão eletrônica)
  7. Tutoriais para melhor entendimento dos comandos do OpenGL (https://user.xmission.com/~nate/tutors.html)