Projetos de Pesquisa

 

Animação Facial de modelos 3D obtidos pela integração de imagens de profundidade

2009-2011
O objetivo principal deste projeto é desenvolver técnicas de animação realística para aplicá-las em um modelo facial construído a partir de múltiplas imagens de profundidade.


Realidade Virtual Não-imersiva e suas aplicações

2015-2018

A realidade virtual permite ao usuário retratar e interagir com ambientes ou situações imaginárias, as quais podem envolver objetos virtuais estáticos e em movimento. Permite também reproduzir, com fidelidade, ambientes da vida real como uma casa virtual, um banco virtual, etc, de forma que o usuário possa entrar nesses ambientes e interagir com seus recursos em forma natural usando dispositivos tradicionais de entrada como o mouse ou então aparatos mais sofisticados como capacete e luva virtual, gestos ou comandos de voz. Este projeto propõe o estudo de técnicas de Realidade Virtual não imersiva e as principais aplicações desta moderna área de pesquisa nos diversos setores da sociedade. Propõe-se a implementação de pelo menos duas aplicações na área de ensino, jogos, ou arquitetura.

 

Desenvolvimento de Jogos em 3D para o Ensino Fundamental

2018-Atualidade

O ensino tradicional das materias do ensino fundamnetal tem usado como ferramentas o quadro branco, o livro e o professor expondo para o aluno em um esquema no qual este ouve e visualiza, porém pouco participa do modelo de aprendizagem. A evolução tecnológica tem trazido uma alternativa mais lúdica e atraente de ensino através de jogos educacionais por computador, os quais trazem vantagens tais como participação ativa, a motivação, a repetição, o desafio, a recompensa, entre outras. O objetivo principal do presente projeto é a criação de jogos em 3D voltados ao ensino de diversas disciplinas do ensino fundamental como Alfabetização, Matemática Básica e outras. O diferencial do jogo, que será construído, em relação as múltiplas opções já disponíveis, é que os personagens e o cenário serão construídos em 3D. Gerar modelos 3D é vantajoso porque possibilita ao usuário uma experiência mais realista ao manipulá-los, assimilando seus detalhes em um dimensão (3D) que é familiar para todos, pelo fato de estarmos inseridos nela.