No decorrer da vida acadêmica do aluno, o estágio representa um período onde é realizada a experimentação de conceitos estudados na grade curricular do curso. Nesse período o estagiário estará inserido em um ambiente que o proporciona aprendizagem social, profissional ou cultural, através da sua participação em atividades de trabalho no meio profissional, vinculadas à sua área de formação acadêmico-profissional.
De acordo com a Lei Nº 11.788 de 25 de Setembro de 2008, há duas modalidades de estágio: obrigatório e não-obrigatório. Na UEMS o estágio está regulamentado pela Resolução CEPE-UEMS Nº 2.071, de 27/6/2019. Especificamente no Curso de Ciência da Computação, essa atividade é acompanhada pelo Coordenador de Estágio (professor da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório) e pela Comissão de Estágio Supervisionado (COES).
O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) é uma disciplina do currículo pleno do curso, integrante do Núcleo de Contexto Social e Profissional. O Estágio Curricular Supervisionado Não Obrigatório (ECSNO) constitui-se em atividade complementar à formação acadêmico-profissional do aluno, realizada por livre escolha do mesmo.
Mais informações podem ser obtidas no página da disciplina de ECSO.