Computação Gráfica

Profa. Mercedes R. Gonzales Márquez

3º Ano - Curso de Ciência da Computação/ UEMS

[Objetivo][AVISOS] [Plano de Ensino] [Calendário de atividades] [Critério de Avaliação [Fontes Eletrônicas de Consulta


Objetivos 

Avisos


Calendário de Atividades

Aula

Data

 

Material

Exercício

1

10/03

Apresentação da disciplina.

Plano de Ensino

 

2

17/03

Introdução a Computação Gráfica 

CG-introducao.pdf

Experimentos e Programas Fonte 

3
24/03 Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.Primitivas Geométricas.  CG-OpenGL1.pdf
4
31/03 Introdução à Computação Gráfica com OpenGL.Projeção Perspectiva. Buffer de Profundidade. 
5 7/04 Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Aproximando Objetos Unidimensionais

ListaObjetosCurvosOpenGL.pdf

628/04Introdução a Computação Gráfica com OpenGL
Aproximando Objetos Bidimensionais
Exercícios de Fixação.
CG-OpenGL2.pdf

ListaPrimeiroCapitulo.pdf

SuperfíciesRevolução.pdf

SuperfíciesRevoluçãoFórmulas.pdf

705/05Comandos Adicionais OpenGL
Listas, Fontes, Eventos do Mouse.
Menus, Pontilhados de Linha, Eventos de Teclas Não Ascii.
Exercícios de Fixação.

PontoNaTela.cpp



812/05Comandos Adicionais OpenGL
 Viewports e Janelas múltiplas
Exercícios de Fixação.

CirculoInterativoC.cpp


919/05PT1

ProvaPT1

1026/05PP1

ProvaPP1

1102/06Transformações GeométricasCG-transformacoes.pdf
1209/06 Transformações Geométricas

robot.c

planet.c

robo_com_dedos.c

ListaL21.pdf

1323/06Transformações Geométricas/AnimaçãoCG-animacao.pdf
1430/06Animação

ProgramaBolaRolando

ListaL22.pdf

1507/07Animação
1614/07PT2
1704/08PP2

ProvaPP2

MaterialAuxiliarPP2 (indispensável ler tudo)

1811/08Modelagem GeométricaCG-modelagem.pdf

superficies.cpp

1918/08Modelagem Geométrica

torus.c

2025/08Modelagem Geométrica
2101/09Modelagem Geométrica

ListaL31.pdf

2208/09Selection e PickingCG-Picking.pdf

PickLine.c


PickDepth.c

unproject.c

unproject2.c 

gluProject2.c 

2315/09Picking e Projeção InversaDrag.c

ListaL32.pdf

ProvaPT3

2422/09
Recorte 2D
CG-Recorte.pdf

CohenSutherland.cpp
cyrus-beck.cpp
PolygonClip.cpp
SutherlandHodgman.cpp

2529/09PT3

ProvaPT3

2606/10Semana Integrada da Computação
2713/10Recesso
2820/10PP3/PO3

ProvaPP3

2927/10Recorte 2D - Algoritmos de Cyrus Beck e Sutherland Hogman
Amostragem
CG-amostragem.pdfbresenham.c

ListaL41.pdf

3003/11Amostragem
Iluminação
CG-iluminacao.pdf

ListaL42.pdf

light.c  movelight.c 

material.c  lightlab.c

plane.c  colormat.c 

3110/11Iluminação

sccolorlight.c  scene.c

sceneflat.c  teaambient.c 

teapots.c

ListaL43.pdf

3217/11PT4

ProvaPT4

3301/12PP4/PO4

ProvaPP4

3409/12Optativa
3515/12Exame


Critérios de Avaliação

I) AVALIAÇÕES POR UNIDADE Ui onde i=1,2,3,4. A nota por unidade NUi será a soma de PTi, PPi e POi, onde:
1. AVALIAÇÃO PTi sobre o conteúdo teórico da unidade correspondente Ui e terá valor de zero a três. Este conteúdo teórico será avaliado através da construção de um programa que será avaliado via webconferência.
2. AVALIAÇÃO PPi sobre ao desenvolvimento da fase do projeto de programação correspondente à unidade Ui e terá valor de zero a três. Cabe mencionar que um bom desempenho no PPi só será garantido se o aluno resolver cada uma das listas de exercícios e experimentos LEij que serão liberadas durante o desenvolvimento das aulas de cada unidade Ui.
3. AVALIAÇÃO POi, que será uma avaliação oral sobre os programas desenvolvidos, cuja corretude foi avaliada na PPi. Esta avaliação terá valor de zero a quatro. Média final, MA = ( NU1 + NU2 + NU3 + NU4 ) /4.
 II) Avaliação Optativa OPT que será aplicada após a geração da média final e englobará todo o conteúdo ministrado e irá substituir a menor nota NUi, se esta for inferior a OPT. Após a substituição, um novo MA será calculado. Esta avaliação consistirá em um projeto de programação desenvolvido e terá valor entre zero e dez.
III) Exame EX que será aplicado aos alunos com MA>=3.0 e as datas prováveis para as avaliações serão:
PT1 e PP1: 12/05
PO1: 19/05
PT2 e PP2: 07/07
PO2: 14/07
PT3 e PP3: 29/09
PO3:06/10
PT4 e PP4: 24/11
PO4: 01/12
OPTATIVA: 01/12
EXAME: 15/12
Cabe mencionar que as datas das avaliações podem ser modificadas, desde que avisado aos alunos com antecedência de 7 dias a nova data de execução da avaliação.

Fontes Eletrônicas de Consulta

 Estas fontes não são parte do material oficial do curso, mas podem ser consultadas por quem quiser se aprofundar.
  1. Versão eletrônica 1.1 de OpenGL® Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL, Version 2
  2. Códigos em OpenGL do livro de Sumanta Guha (Computer Graphics Through OpenGL: From Theory to Experiments) 
  3. Síntese de Imagens: Uma Introdução ao Mundo de Desenho e Pintura dos Sistemas Digitais, 
    Notas de Aula de Wu, Shin – Ting
  4. Material Auxiliar Modelagem Geométrica
  5. Exemplos de programação com OpenGL: Redbook ed. 1, outros exemplos.
  6. Redbook (versão eletrônica)
  7. Tutoriais para melhor entendimento dos comandos do OpenGL (https://user.xmission.com/~nate/tutors.html)